O HPV e a Gestação

O HPV pode ser transmitido o feto durante a gestação, no entanto, no momento o mecanismo de transmissão ainda não está muito evidente. A taxa de transmissão materno-fetal entretanto é muito baixa. A via de parto (normal ou cesárea) ficará a critério do médico obstetra.

As lesões condilomatosas (verrugas) podem ser tratadas durante a gestação, mas apenas após avaliação médica, geralmente com medicação local ou se lesões muito extensas com cauterização por eletrocoagulação ou laser.

As gestantes que possuem alterações no exame de prevenção podem realizar a colposcopia (principalmente excluir alterações sugestivas de câncer), porém apenas serão realizados tratamentos no colo uterino se houver alterações sugestivas de câncer invasor.

Quatro a seis meses após o final da gestação as pacientes são reavaliadas e a tendência é a melhora espontânea das lesões. Se isto não ocorrer, então serão definidos os critérios de tratamento de cada paciente de acordo com as alterações na prevenção e na colposcopia.

O ICB é uma clínica especializada no tratamento de lesões causadas pelo HPV tanto em gestantes quanto em não-gestantes. marcar uma consulta entre em contato!