
O combate ao Câncer de colo de útero
Hoje sabemos que o câncer de colo uterino é uma doença totalmente evitável, desde que tenhamos todos os cuidados necessários.
Agora em 2019/20 a Organização Mundial de Saúde (OMS) lançou um desafio para todo o mundo, a Extinção do Câncer de Colo Uterino até 2030.
Para que possamos chegar perto dessa meta, temos que ter a Vacinação contra HPV de pelo menos 90% das meninas de 15 anos, o Rastreamento com o Teste de HPV de pelo menos 70% das mulheresentre 35 e 45 anos e o Tratamento de pelo menos 90% dos casos de cânceres ou lesões pré cancerosas detectados.
Apesar de ser uma meta muito ambiciosa, é fundamental que nos conscientizemos da importância dessas ações e que podemos cumprir pelo menos parte desse desafio.
A conscientização das pacientes, adolescentes e seus pais, sobre a Vacinação contra o HPV, o exame de Rastreamento regular e o Tratamento das lesões encontradas é o único caminho para o sucesso.
É fundamental que todos nós, em especial os Médicos Ginecologistas, Médicos de Família, Enfermeiros e Pacientes estejam bem esclarecidos para que possam cobrar dos responsáveis atitudes enérgicas e valorosas em busca do controle do Câncer de colo uterino em nosso país. Vamos todos juntos que essa luta é nossa!