A Prevenção

O câncer do colo do útero corresponde a 15% de todos os cânceres que ocorrem no sexo feminino, atinge principalmente mulheres entre 35 e 50 anos de idade sendo relativamente raro antes dos 30 anos. É o segundo câncer mais freqüente entre as mulheres excetuando-se o melanoma. Encontra-se portanto, em números absolutos, atrás apenas do câncer de mama.

A lesão inicial, dita precursora, pode ser diagnosticada e tratada no consultório em 70% dos casos mostrando assim o grande potencial de prevenção e cura do cancer do colo uterino .

O seu rastreamento é feito por meio do exame citológico conhecido popularmente por “Papanicolaou”. Este exame deve ser realizado a cada ano em mulheres com vida sexual a mais de 3 anos, ou após os 21 anos completos. A freqüência de sua realização depende do objetivo, seja controle de lesões, infecção ou simplesmente a rotina ginecológica. Sua sensibilidade o diagnóstico de lesões precursoras ou invasivas do colo do útero pode ser incrementada com a realização da colposcopia.

Além da prevenção via exame citológico, as mulheres devem evitar a exposição ao tabagismo, ao Papiloma Vírus Humano (HPV) através do uso de preservativos e ter uma alimentação balanceada principalmente rica em vitamina c e beta caroteno encontrados em frutas cítricas e algumas leguminosas.

A prevenção do câncer do colo do útero é uma estratégia de saúde pública, mas depende de cada paciente a iniciativa de comparecer ao médico realizar os exames cabíveis sua prevenção. É também uma estratégia individual sua de forma a manter sua saúde e na eventualidade de uma lesão precursora causada pelo HPV esta ser tratada o mais precocemente possível.

O câncer do colo do útero infelizmente é ainda muito frequente em nosso meio por falta de medidas preventivas eficazes.

O ICB é uma clínica especializada na prevenção e tratamento de lesões do colo do útero, invasivas ou não. marcar uma consulta use nossos meios de contato!