
O HPV e a Gestação
A infecção pelo HPV é um diagnóstico comum na gestação. A prevalência do vírus em mulheres grávidas foi avaliada em vários estudos e os resultados sugerem um maior risco de infecção por HPV entre mulheres grávidas em comparação com as não grávidas. Uma meta análise de 2014 demonstrou que a prevalência geral de HPV em mulheres grávidas e não grávidas da mesma idade foi de 16,82% e 12,25%, respectivamente. Esse mesmo estudo concluiu que as gestantes, principalmente aquelas com idade <25 anos, eram as mais suscetíveis à infecção pelo HPV.
Essa infecção pode evoluir de uma maneira distinta, singular, na gestação devido a questões relacionadas a própria gravidez, como mudanças na resposta imunológica (e uma imunossupressão relativa) ou o aumento dos níveis de hormônios esteroides, característico desse período. Essas alterações influenciam na replicação do HPV e na sua subsequente progressão para o desenvolvimento da doença.
Na gestante, podem ocorrer lesões condilomatosas (verrugas anogenitais) que podem ser tratadas durante a gestação e esse tratamento costuma ser semelhante ao utilizado para mulheres não grávidas. A realização do parto cesariana não previne a transmissão do vírus HPV da mãe para o feto, portanto não há indicação dessa via de parto com a finalidade única de prevenção. Porém, pacientes com grandes lesões que causem obstrução do canal de parto têm indicação de parto cesariana pelo risco de sangramento ou outras complicações no parto via vaginal.
As gestantes que possuem alterações no exame de prevenção do câncer de colo uterino (preventivo ou Papanicolau) podem realizar a colposcopia (principalmente para excluir lesões sugestivas de câncer), mas apenas serão realizados tratamentos no colo uterino se houver suspeita de câncer invasor.
Com dois a três meses após o final da gestação, a depender do caso, as pacientes são reavaliadas e a tendência é a melhora espontânea dessas lesões. Se isto não ocorrer, então serão definidos os critérios de tratamento para cada paciente de acordo com as alterações identificadas na prevenção e na colposcopia. O ICB é uma clínica especializada no tratamento de lesões causadas pelo HPV tanto em gestantes quanto em não gestantes. Marcar uma consulta entre em contato!