O Exame Citológico

O exame citológico foi introduzido no Brasil na década de 1950, se trata de exame de alta eficácia, baixa complexidade e baixo custo e mesmo assim estima-se que 50% das mulheres brasileiras nunca se submeteram a este exame. A avaliação deve iniciar 3 anos após inicio da atividade sexual ou após os 21 anos de idade. O procedimento é feito utilizando espéculo vaginal (aparelho visualização do colo uterino), espátula e escovinha coleta das células do colo uterino. Este exame causa desconforto mínimo a paciente.

Outros nomes pelos quais o exame citológico é conhecido, são:

  • Exame de prevenção;
  • Citologia;
  • Colpocitologia oncótica (CCO);
  • Papanicolau.

Quando é necessário fazer uma colposcopia?

As grávidas podem ser submetidas ao exame na primeira consulta de pré natal, momento extremamente oportuno a avaliação. A coleta deste exame, mesmo quando feita de maneira cuidadosa pode levar a um discreto sangramento, porém sem nenhum prejuízo a mãe ou o feto. O exame está disponível em praticamente todas as clinicas ginecológicas, laboratórios e unidades de saúde pública.

O exame citológico é a melhor forma de se detectar precocemente as lesões iniciais (ditas pré-neoplásicas) e assim reduzir a incidência do câncer do colo do útero. O exame é feito de forma indolor, rápida e muito simples no consultório do ginecologista, laboratórios e postos de saúde. Entretanto, sua coleta cuidadosa e criteriosa é essencial assegurar a confiabilidade deste método diagnóstico.

O exame é realizado por meio de um raspado da parte interna e externa do colo do útero e vagina, com posterior envio ao laboratório análise. tal coleta é necessário que a mulher tome alguns cuidados:

  • Evitar relações sexuais 48 horas antes do exame;
  • Não utilizar cremes vaginais ou absorventes internos;
  • Estar fora do período de fluxo menstrual.

Lembramos ainda que pacientes virgens não realizam o exame.

O ICB é uma clínica especializada na prevenção e tratamento do câncer do colo do útero. Para agendar uma consulta entre em contato!