O HPV

O HPV ou Papiloma Vírus Humano é um vírus que vive na pele e mucosa dos seres humanos podendo assim atingir orofaringe, vagina, vulva, colo uterino, ânus, trato digestivo e pênis.

Trata-se de uma infecção adquirida principalmente através do contato sexual e por isso a melhor forma de preveni-la continua sendo o uso do preservativo feminino ou masculino, regularmente.

Existem vários tipos de HPV. Os principais subtipos virais são o 6 e o 11 associados a condilomas (verrugas) e o 16 e o 18 associados a lesões pré-cancerosas e cancerosas. O diagnóstico pode ser feito através de exame clínico, citológico, colposcopia e testes de DNA viral.

O tratamento deve ser individualizado. Pode ser através da destruição química ou física das lesões na grande maioria dos casos. A escolha deve sempre ser baseada em indicação médica e ser realizada por médico especialista. Nos casos de suspeita de lesão pré-neoplásica, a paciente deverá ser submetida a outros procedimentos como uma biópsia para o diagnóstico histológico. O resultado deste exame definirá o tratamento definitivo e acompanhamento até a cura clínica.

É importante ressaltar, que a maioria das infecções são assintomáticas e desaparecem espontaneamente em um período aproximado de 6 meses a 2 anos sem a necessidade de tratamentos específicos e muitas vezes sem que a paciente saiba que é portadora do vírus. O especialista avaliará ainda a necessidade de acompanhamento médico do parceiro desta paciente.

O ICB é uma clínica especializada no tratamento de lesões causadas pelo HPV tanto em gestantes quanto em não-gestantes. Para marcação de consultas, entre em contato!