
O HPV – Papiloma Vírus Humano
O HPV ou Papiloma Vírus Humano é um vírus que pode infectar a pele, mucosas e glândulas dos seres humanos e, numa minoria dos casos, existe o risco de lesões em orofaringe, trato digestivo, ânus, vulva, vagina, colo uterino ou pênis.
Trata-se de uma infecção viral simples, adquirida principalmente através do contato sexual e por isso a melhor forma de preveni-la continua sendo o uso do preservativo feminino ou masculino, regularmente.
Existem vários tipos de HPV. Os principais subtipos virais são o 6 e o 11, que estão associados a condilomas (verrugas), e o 16 e o 18, associados a lesões pré-cancerosas e cancerosas do colo uterino ou outros locais. O diagnóstico pode ser feito através do exame clínico, da citologia (preventivo ou Papanicolau), da colposcopia e de testes para a pesquisa da presença do DNA viral.
A infecção pelo vírus geralmente é um processo autolimitado e felizmente apenas uma minoria dos casos desenvolverá alguma lesão condilomatosa ou uma lesão precursora de câncer. E um percentual ainda menor de pacientes evoluirá para o câncer. Para todo esse processo ocorrer, outros fatores como a imunidade da paciente, seu estilo de vida, questões sociais ou condições genéticas atuarão na promoção e na progressão dessa infecção.
A maioria das infecções são assintomáticas e desaparecem espontaneamente em um período aproximado de 6 meses a 2 anos, sem a necessidade de tratamentos específicos e muitas vezes sem que a paciente saiba que é portadora do vírus. Em relação ao parceiro desta paciente, um médico especialista pode avaliar a necessidade de um acompanhamento.
Para aqueles casos em que há necessidade de tratamento da paciente, a conduta é individualizada. No caso das verrugas genitais, na maioria das vezes pode ser feita a destruição química ou física das lesões. A escolha deve sempre ser baseada em uma indicação médica e realizada por um médico especialista. Nos casos de suspeita de lesão pré-neoplásica, a paciente pode ser submetida a outros procedimentos, como uma biópsia para o diagnóstico histológico, ou já realizar um tratamento definitivo e acompanhamento até a cura clínica. O ICB é uma clínica especializada no tratamento de lesões causadas pelo HPV tanto em gestantes quanto em não-gestantes. Para marcação de consultas, entre em contato!